Toda família em situação de pobreza ou extrema pobreza pode participar do Programa Bolsa Família e conseguir fazer o saque de recursos mensais para a manutenção das despesas necessárias a sobrevivência de toda família.
Antes de saber como fazer a sua solicitação para saque dos recursos do Programa Bolsa Família, considere que as famílias pobres são aquelas que têm renda mensal de até 170 reais por pessoa no mês. E as extremamente pobres têm renda de até 85 reais por pessoa.
Existem muitos benefícios no programa Bolsa Família, sendo que o mais básico é um auxílio de 85 reais mensais para as famílias em extrema pobreza, ao passo que ainda existe o benefício variável para crianças, para adolescentes, jovens e para gestantes.
Você vai poder solicitar o programa Bolsa Família várias vezes se acumular até o máximo de 372 reais mensais, no caso de estar em extrema pobreza e acumular o benefício básico, o variável e o jovem também.
Ainda antes de pedir a sua entrada no programa Bolsa Família e solicitar o saque do beneficio, saiba que o dia do seu pagamento, caso seja aprovado, vai ser definido a partir do seu número do NIS (Número de Integração Social).
Tudo isso vai pode ser acompanhado posteriormente ao processo de cadastramento e seleção, que você vai conferir abaixo, sendo que vai receber o cartão Bolsa Família, onde tem todas as informações importantes que você precisa saber.
Como solicitar o saque do benefício do Programa Bolsa Família
Para fazer o saque do seu benefício do Bolsa Família é preciso passar por um processo de cadastramento e seleção antes disso, sendo que é obrigatório a participação no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.
Dessa forma, existem algumas obrigações que todas as famílias precisam ter para ter direito a solicitação e, posteriormente, ao saque do beneficio do bolsa família. Confira quais são essas exigências para fazer parte do programa.
- Estar incluída no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal,
- Ser selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social,
- Comparecer as consultas médicas conforme calendário do Ministério da Saúde,
- Participar de atividades educativas ofertadas pelo Ministério,
- Manter o cartão de vacinação em dia,
- Fazer o acompanhamento da saúde das mulheres,
- Garantir uma frequência mínima de 85% na escola.
Depois disso, leve em conta que a seleção feita pelo Ministério do Desenvolvimento é mensal e se a sua família for selecionada, você passará a contar com o benefício do programa e vai poder solicitar o bolsa Família.
Com o cartão do Bolsa Família em mãos, basta ir até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, sabendo o calendário de saques e solicitar o seu benefício do programa Bolsa Família.
Outras informações também estão disponíveis nos telefones da Caixa, sendo o 0800-726-0207 para o Caixa Cidadão e o 0800-726-0101 para o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Para saber rapidamente o seu saldo do benefício do Programa Bolsa Família, siga os passos: ligue ao atendimento da Caixa Cidadão, digite 2, e em seguida, o 2 novamente. Depois, digite o seu NIS.
Com informações da Caixa Econômica Federal