Você pode consultar o seu PIS usando apenas o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). E o melhor é que tudo isso pode ser feito pela internet, de maneira totalmente online, sem que você precise encarar filas ou enfrentar o trânsito urbano.
O Programa de Integração Social (PIS) é um abono salarial que é pago anualmente para os trabalhadores de empresas privadas. Só que nem todas as pessoas têm direito a esse benefício. Por isso, você tem que saber se tem direito ao PIS.
O dinheiro dessa contribuição, que está prevista em lei, tem o objetivo central de transferir aos trabalhadores de baixa renda um bônus pelo período trabalhado em um último ano-base.
Só que antes de saber exatamente como fazer essa consulta do PIS pelo CPF, você precisa considerar os requisitos básicos para ter direito ao PIS e conseguir sacar os recursos que são disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Regras para ter direito ao PIS
Saber se você tem direito ao saque do PIS é bem fácil, basta analisar os 4 pontos que são exigidos pela lei e estar em cumprimento com todas elas, sem exceção:
- Ter 5 anos de cadastro no PIS.
- Ter os dados fornecidos pelo empregador no RAIS.
- Ter trabalhado ao menos 30 dias no último ano base para empresas privadas.
- Ter recebido uma remuneração mensal de até 2 salários mínimos durante o ano-base.
Se você está de acordo com todos esses itens, com certeza, tem direito ao PIS e já pode sacar os seus recursos em um caixa eletrônico da Caixa ou em lotéricas. Só que antes disso, a dica é verificar o seu saldo do PIS e isso você vai aprender a fazer no tópico abaixo.
A consulta do PIS pelo CPF
O jeito mais fácil de consultar o PIS usando o seu número de CPF é através do site do MEU INSS, que é oficial do Instituto Nacional do Seguro Social e do Governo Federal. A ferramenta online tem vários serviços, como a consulta online do PIS pelo CPF.
Após o seu acesso à página, basta fazer o seu cadastro rapidamente e preencher todos os dados que são solicitados, como CPF, data de nascimento, nome, e-mail, etc.
Depois, o sistema vai criar uma senha para você, que deverá ser usada para fazer a consulta do saldo do PIS junto ao número do CPF. Feito o login, você poderá ter acesso total ao seu saldo do PIS.
Outra opção de consulta online do PIS com o CPF é através do site da Caixa, que vai exigir apenas o seu número de inscrição do programa e uma senha que é criada na hora para acesso à internet no site do banco.
Nesse caso você também terá que passar por um cadastro rápido justamente para a criação de uma senha online. Após isso você vai pode consultar o seu saldo do PIS, a sua situação atual e até mesmo o calendário de pagamento.
Também é preciso saber que você pode consultar rapidamente o número do seu PIS através da sua carteira de trabalho.
Com informações do Serasa Consumidor