Na maior parte dos bancos do Brasil você pode fazer o financiamento da sua moto em até 48X, sendo que esse é o prazo máximo para quitar todo o débito.
Entre as opções mínimas, você pode optar pelo financiamento da sua moto nova em 12, 24 ou 36 pagamentos fixos e mensais – lembrando que também é possível comprar motos usadas.
O financiamento de motos dos bancos funciona como uma espécie de empréstimo, onde o banco quita a sua compra em parcela única (à vista), emprestando esse dinheiro à você. Depois, você paga o banco em parcelas mensais.
O lado bom do financiamento da sua moto em até 48X é justamente o fato de poder parcelar a compra e conseguir o crédito rápido, especialmente se você quer comprar a moto rapidamente.
Por outro lado, você vai precisar pagar alguns juros pelo empréstimo feito nos bancos.
Essas instituições financeiras mais tradicionais, ainda costumam oferece a inclusão de valores que tem a ver com o seguro da sua moto – ao passo que se você perder o emprego ou tiver problemas financeiros, poderá ficar alguns meses sem pagar a parcela.
O que é importante saber na hora de fazer o financiamento da sua moto em até 48X
Existem vários pontos que você precisa analisar antes de assinar o contrato do seu financiamento de moto.
Um deles é o fato de que quanto maior o tempo financiado, menores serão as prestações mensais e isso pode ser importante para você não comprometer o seu orçamento financeiro.
A recomendação dos especialistas financeiros é que essa parcela nunca passe de 30% de toda a sua renda familiar mensal.
Por exemplo, se você ganha um salário mínimo, nunca deve assumir uma prestação da moto financiada se ela for superior a 300 reais.
Negocie o financiamento da sua moto
Outra coisa importante de saber é que você pode negociar esse empréstimo rápido do banco – considerando que o valor das taxas é importante no decorrer dos anos que você vai pagar as parcelas.
Após escolher a sua moto, entre em contato com o seu banco e faça uma simulação online do financiamento da sua moto.
Depois disso, compare os valores com outros bancos e outras instituições. Se os valores estiverem discrepantes demais, fale diretamente com o gerente – é possível que ele melhore as condições.
Por sinal, para você saber as condições do seu financiamento de moto, sempre exija o CET (Custo Efetivo Total), que é um documento que vai te informar sobre todos os gastos.
Da redação